Search
Close this search box.
O que é o Insurance as a service?

Com o atual crescimento do mercado de embedded insurance, cada vez mais as empresas estão usando seguros como serviço adicional. O embedded insurance representa uma oportunidade significativa de receita e engajamento do cliente em muitos negócios, porém começar pode ser caro e demorado. 

Através do Insurance as a service, as empresas conseguem tudo que necessitam para chegar ao mercado de forma mais rápida e econômica, além do acesso a tecnologia e capacidade que talvez não consigam obter por conta própria. Em vez de passar várias anos e investir muito capital construindo um novo programa de seguros do zero, a empresa pode simplesmente conectar com um parceiro de seguro via API e começar imediatamente a oferecer novos produtos adicionais de seguros por meio do seu canal de distribuição.

Neste artigo, vamos analisar a definição de Insurance as a service, quais são os benefícios e como ele difere de outros tipos de parcerias de seguros.

Afinal, o que é o Insurance as a service?

O Insurance as a service oferece tudo o que uma empresa precisa para começar a ofertar seguros aos seus clientes.

Tecnologia – para fornecer uma experiência incorporada e gerenciar um programa de seguros totalmente digital, incluindo sinistros e todo ciclo de vida da apólice do seguro.

Expertise – na venda e comercialização do seguro.

Infraestrutura – operacional necessário para apoiar o programa de seguros da empresa.

Regulação – aprovações necessárias para distribuição do seguro.

Produtos de seguro – que podem ser “envelopados” com a marca da empresa, criando assim, um produto adicional na sua prateleira.

O Insurance as a service fornece toda a solução necessária para apoiar um programa de seguro, em vez de apenas os produtos de seguro em si. Isso é importante, porque vender apólices é na verdade apenas uma pequena parte da oferta de seguros. Sem a infraestrutura mais ampla (incluindo processamento de sinistros, manutenção regulatória, tecnologia, respaldo de resseguro e mais), uma empresa não conseguirá entrar com sucesso no mercado de seguros.

Como funciona o Insurance as a service?

Se a sua empresa está interessada em conhecer mais o Insurance as a service, abaixo listamos um guia na elaboração do projeto. 

  1. Escolha um parceiro especializado em Insurance as a service
    A bem-te-vi é uma empresa de Insurance as a Service, que inova ao unir tecnologia e ciência de dados na conexão entre empresas de tecnologia e seguradoras. 
  2. Entenda quais produtos de seguro que deseja oferecer
    Após uma imersão, do seu parceiro de Insurance as a service, no seu negócio, você terá o entendimento de qual produto de seguro incluir em sua oferta e criar um pacote sob medida para seu cliente-alvo. Lembre-se de usar a expertise do seu parceiro, ele pode co-criar algo customizado para as necessidades de seu cliente.
  3. Integre sua experiência digital com o sistema do seu parceiro
    A tecnologia de API permite que você ofereça seus pacotes de seguro de forma transparente por meio de seu próprio canal de vendas/distribuição.
  4. Lançamento da oferta de seguro, sob sua própria marca
    Seus clientes interagem exclusivamente com sua marca como seu provedor de seguros, seu parceiro atua de forma invisível fornecendo toda infraestrutura, atendimento e gestão de sinistros necessárias.
  5. Foco no cliente
    Seu parceiro de Insurance as a service cuidará dos requisitos para manter seu programa, incluindo regulação, capacidade de seguro para escalabilidade e atualizações da plataforma de tecnologia. O sistema de administração de apólices é essencial para oferecer uma experiência digital completa, da compra de uma apólice à abertura de um sinistro. Isso permite que seu negócio se concentre em adquirir, reter e fidelizar seus clientes.

Benefícios do Insurance as a service

Aqui estão algumas maneiras como o seguro como serviço ajuda as empresas a superar as barreiras tradicionais para começar com seguros:

Rápido Lançamento no Mercado (Go-to-market)

Construir um programa de seguros do zero é um processo longo, difícil e caro, e pode facilmente levar mais de dois anos apenas para lançar uma oferta.

Com o Insurance as a service, o provedor já passou pelo processo de criação dos produtos de seguro e garantia regulatória, e construiu a infraestrutura para vendê-los e apoiá-los. Com a parte difícil já concluída, o processo de lançamento no mercado é encurtado. Trabalhar com um parceiro de Insurance as a service permite que as empresas lancem um novo programa de seguro em apenas algumas semanas.

Capacidade de atendimento e gestão do programa de seguros

Uma das partes mais difíceis de construir um programa de seguros é garantir capacidade financeira suficiente, tanto para lançar o programa quanto para escalá-lo. Capacidade de seguro é o valor máximo que um programa pode segurar, determinado pelo capital disponível para cobrir suas perdas.

Um provedor de Insurance as a service já construiu relacionamentos com seguradoras e garantiu capacidade para seus produtos. Dessa forma ela tem acesso à capacidade por trás desse produto também, sem a necessidade de iniciativas de desenvolvimento de negócios longas e complexas.

Uma das partes mais difíceis de construir um programa de seguros é garantir a entrega e execução do serviço como: contratação, atendimento ao cliente, gestão de sinistros, emissão de apólices e cobrança. Serviços estes de responsabilidade do parceiro de Insurance as a service, sendo mais um ponto diferencial da parceria.

Tecnologia as a service

O seguro digital requer um de gestão de apólices, que automatiza todos os fluxos de trabalho e decisões-chave envolvidos em qualquer transação de seguro. É assim que as reclamações são apresentadas, revisadas e pagas aos seus clientes. 

Com o Insurance as a service, o sistema de gestão do programa de seguros já está construído e testado. As empresas só precisam conectá-lo aos seus próprios sistemas, por meio de uma API. O sistema pode então fornecer a gestão de apólices de seguro totalmente digital que os compradores.

Custo benefício

Como vimos, construir um novo programa de seguros é um processo muito longo. Também é muito caro. Desde o conceito até o lançamento, criar um programa de seguros do zero requer anos de trabalho de diversos especialistas em áreas como jurídica, atuarial e tecnológica – tudo isso com custos significativos. Empresas que optam pela abordagem “faça você mesmo” para seguros gastarão um capital alto em desenvolvimento antes de conseguirem vender uma única apólice.

O Insurance as a service permite que as empresas iniciem ou expandam programas de seguro sem esses altos custos iniciais. Em vez disso, elas podem começar a fazer vendas e a receber receitas dos pagamentos de prêmios imediatamente, geralmente com uma pequena comissão paga ao parceiro de Insurance as a service. Este é o modelo de negócio da bem-te-vi que busca aumentar a receita do parceiro, ajudar na fidelização de seus clientes e agregar valor ao produto principal.

Foco na Missão 

Para empresas sem expertise em seguros, construir e gerenciar um programa de seguros internamente provavelmente seria uma distração cara de seu negócio principal. Com o Insurance as a service, elas estão livres para fazer o que fazem de melhor, enquanto o parceiro cuida dos aspectos de seguro.

Seja você uma empresa não seguradora considerando oferecer embedded insurance, ou uma insurtech procurando expandir sua linha de produtos, o insurance as a service pode ajudá-lo a chegar lá de forma mais rápida e econômica do que tentar construir um novo programa de seguros por conta própria.

Sobre a bem-te-vi seguros  

A bem-te-vi seguros é uma empresa de Insurance as a service, que inova ao unir tecnologia e ciência de dados na conexão entre empresas de tecnologia e seguradoras.

Como uma insurtech, fazemos parte da transformação digital do mercado de seguros e buscamos uma relação mais justa entre seguradoras, parceiros e clientes.

Estamos constantemente aprimorando a integração de seguros na jornada de distribuição por meio de nossa plataforma Plug & Play, proporcionando receita adicional aos nossos clientes e fortalecendo sua posição no mercado. 

Para mais informações, visite o nosso site e tire suas dúvidas.

Share the Post: