Casa e Construção

Aprenda como planejar a sua reforma

21 de dezembro de 2022

4 MIN. READ

Casa e Construção

Aprenda como planejar a sua reforma

21 de dezembro de 2022

4 MIN. READ

Artigos relacionados

Casa e Construção

Dicas de para ter uma varanda gourmet elegante

20 de março de 2023

Casa e Construção

Como decorar e organizar sua Kitnet?

20 de março de 2023

Casa e Construção

Decoração Minimalista para Cozinha

06 de março de 2023

COMPARTILHE:

Está pensando em reformar sua casa ou seu apartamento e não faz ideia por onde começar? Então esse artigo é pra você!

Aqui vamos falar um pouquinho sobre como se planejar para esse momento e ajudar você a não se esquecer dos passos mais importantes antes de começar uma obra no seu ninho e deixá-lo ainda mais do seu jeito.

Separamos boas sugestões. Confira cada uma com carinho e bastante cuidado, afinal, trata-se do lugar mais importante para você, certo?

Quero reformar! E agora?

De repente você está descansando na cama ou no sofá e um pensamento surge, “e se eu pintar aquela parede de azul?”. Esse pode ser um dos primeiros sinais de alguém que quer fazer uma reforma!

Antes de começar, precisamos apresentar uma regra de ouro, a regra número 01: nunca comece uma obra sem antes ter um projeto.

Fazer uma reforma requer um planejamento maior, já que ela consiste em grandes mudanças no seu lar, como mexer em fiação, hidráulica, trocar o piso, mudar uma parede de lugar etc. Por isso, antes de tudo, é preciso focar no projeto.

Depois de um projeto bem-feito e bem detalhado pelo engenheiro e arquiteto e um orçamento na mão, não tem por que sua obra custar mais caro do que o previsto, certo?

O começo do planejamento

Como escrevemos no começo deste artigo, tudo começa com um sonho. Depois disso, geralmente vêm os “rabiscos”, mas sabia que essa parte também é muito importante?

Em um papel ou um documento em branco no seu computador, coloque tudo o que vem na cabeça, essa fase também é conhecida como “brainstorm”, e é ela que vai levar você a começar o seu planejamento. 

Quando os seus “rabiscos” já estiverem “encorpados”, é hora de organizar tudo. Aí sim, depois do caos, o seu planejamento oficial vai nascer.

Confira alguns itens importantes para se acrescentar no seu plano.

  • Uma tabela dividida entre os cômodos que serão reformados de um lado e o que você vai reformar de outro;
  • Listar os materiais necessários;
  • Lista de quais tipos de mão-de-obra você irá precisar;
  • Lista de referências para compartilhar com amigos, companheiro, arquiteto e engenheiro.

Depois do planejamento, o cronograma

Quando o seu planejamento estiver pronto, você acha que não vai ter mais que planejar nada? Errado! Após concluí-lo, é hora de colocar um prazo para tudo. 

Por exemplo, quanto tempo você quer que dure a reforma no total? Quantos dias você acha que serão necessários para trabalhar em cada cômodo?

Esse tipo de cronograma também ajuda você a entender como funcionará a logística caso prefira ficar no ambiente durante a reforma. 

Não se esqueça, essa etapa é essencial para que tudo saia conforme do esperado, por isso, converse com todos os envolvidos na obra e peça sempre um prazo estimado que cada processo levará.

Aqui fizemos um checklist de coisas importantes para saber o prazo:

  • Planejamento (estudo e projeto);
  • Inspeção no local;
  • Aprovação do condomínio;
  • Escolha, negociação e compra de materiais;
  • Reforma (aqui você irá precisar entender tudo o que vai precisar de reforma para calcular o prazo, como assentamento de pisos, hidráulico, elétrico, demolição etc.).

Já sabe o quanto pode gastar? Fique atento ao seu orçamento!

Você já sabe que quando se fala em economia, a equipe da bem-te-vi é a primeira a querer ajudar, né? É por isso que ressaltamos aqui a importância de ficar atento ao seu limite de gastos na hora de reformar o seu ninho, hein?

Nossa sugestão de ouro é que você faça o cronograma físico-financeiro, um documento que reúne todas as atividades da sua obra até o final, o prazo de início e fim e o quanto vai gastar em cada uma delas.

Essa etapa consiste basicamente em precificar o cronograma que ensinamos a fazer no tópico anterior.

Por fim, não se esqueça de inserir os custos com os materiais e também despesas com a mão de obra. 

 A importância de uma boa mão de obra especializada

Ainda falando um pouco sobre economia, o ditado popular “o barato sai caro”, quase sempre se encaixa muito bem quando o assunto é reforma.

Para que tudo ocorra bem na sua obra, escolha com carinho a mão de obra da sua reforma. Lembre-se que você estará cuidado do lugar mais importante para você, sua casa. .

Pesquise arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores, eletricistas etc. da sua confiança. Caso não tenha, fale com amigos ou parentes para que indiquem algum bom profissional para você.

Uma mão de obra especializada e de qualidade evita acidentes, retrabalhos e, por fim, mais gastos durante a reforma. 

Seu lar, suas regras

Reformar a sua casa ou apartamento precisa ser um momento de muita felicidade, claro que alguns contratempos podem ocorrer, mas os impactos precisam ser os menores possíveis, é por isso que trouxemos essas dicas para você.

Pense muito, anote tudo, converse com quem entende, peça opiniões e faça a reforma do seu jeito, mas com responsabilidade, claro!

E não se esqueça, se você ainda não comprou o seu imóvel, ou ele já está financiado, conte com a bem-te-vi para diminuir as parcelas ao escolher o nosso Seguro Habitacional

Artigos relacionados

Casa e Construção

Dicas de para ter uma varanda gourmet elegante

21 de dezembro de 2022

Casa e Construção

Como decorar e organizar sua Kitnet?

21 de dezembro de 2022

Casa e Construção

Decoração Minimalista para Cozinha

21 de dezembro de 2022

Fique por dentro e saiba como economizar no seu financiamento

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo.

© 2023 bem-te-vi. Todos os direitos reservados.